gototopgototop
 
 
 
Terça-Feira, 12de Novembro de 2019
 
 
Sindicato dos Jornalistas apresenta Selo de Credibilidade ao MP/AM | Imprimir |  E-mail
Seg, 11 de Fevereiro de 2019 16:35

Em visita à nova procuradora-geral de Justiça do Amazonas, Leda Mara Nascimento Albuquerque, a presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SJP/AM), Auxiliadora Tupinambá, apresentou a proposta de criação do Selo de Credibilidade da entidade como forma de reconhecer boas práticas de jornalismo no Estado.

O encontro ocorreu na sede do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) na última quinta-feira, 07/02/19, após a apresentação dos principais projetos e linhas de atuação do órgão à imprensa local.

"Nossa busca é pelo fomento ao jornalismo profissional por meio do reconhecimento dos veículos que exercem a prática diária dos critérios técnicos e éticos do exercício da profissão. A sociedade tem direito de saber onde a notícia é produzida segundo os parâmetros universais", afirmou Auxiliadora Tupinambá.

A presidente do SJP/AM lembrou ainda que a medida busca certificar a sociedade sobre o tipo de conteúdo que está consumindo, bem como de combater a proliferação de fake news por meio da preservação dos valores democráticos que norteiam o Código de Ética da profissão: "Art 1º - O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros tem como base o direito fundamental do cidadão à informação, que abrange seu o direito de informar, de ser informado e de ter acesso à informação".

Leda Mara Nascimento Albuquerque elogiou a iniciativa do Sindicato dos Jornalistas e comprometeu-se a ajudar a entidade com orientações e pesquisa jurídica sobre o tema, que recebeu cópia do documento. "A sociedade ganha, os veículos ganham, porque é um instrumento que serve como defesa das boas práticas, além de buscar uma forma de regulamentar o que é conteúdo verídico diferenciando-o da notícia falsa", afirmou.

O projeto do Selo de Credibilidade conta ainda com a contribuição de outros órgãos de fiscalização e controle, bem como com organizações da sociedade civil, para que possa ter efetividade após o lançamento.

Fotos: MP-AM divulgação.

 

Adicionar comentário

Seu apelido/nome:
seu email:
Assunto:
Comentário: