|
Palestras, oficinas e mini-cursos terão como tema "A convergência das redações na era da internet".
O 2º Seminário de Ciberjornalismo de Mato Grosso do Sul terá a participação do jornalista, professor e pesquisador da Universidade do Texas, Rosental Calmon Alves, que também coordena do Centro Knight de Jornalismo para as Américas. O professor Rosental Alves fará uma video-conferência sobre o tema do evento “A convergência de redações na era da internet”.
O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, da Universidade do Texas em Austin, foi criado em agosto de 2002 como um programa de extensão para treinamento profissional de jornalistas na América Latina e no Caribe. O principal objetivo do centro é ajudar jornalistas a desenvolver programas de treinamento auto-sustentáveis que aumentarão os níveis ético e profissional do jornalismo, contribuindo assim para o aprimoramento da liberdade de imprensa e da democracia no hemisfério.
O Seminário de Ciberjornalismo é realizado pela segunda vez, a primeira foi em 2008, pelo Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo da UFMS, grupo certificado pelo CNPq. Em 2008, o Ciberjor-UFMS, como é conhecido o Grupo, trouxe o coordenador do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online da Universidade Federal da Bahia, professor Marcos Palácios, um dos pioneiros na pesquisa sobre jornalismo na internet no Brasil. O Seminário de 2008 foi um evento para marcar o início das atividade do Ciberjor.
O 2º Seminário de Ciberjornalismo de Mato Grosso do Sul terá palestras, oficinas e mini-cursos. A pesquisadora do Ciberjor-UFMS, professora Thaísa Bueno destacou que Mato Grosso do Sul, em 2009, comemorou 10 anos de ciberjornalismo, lembrou que o Ciberjor-UFMS organizou um livro sobre o tema, que será lançado durante o 8º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo – SBPJor, que acontece em São Luiz, no Maranhão, entre os dias 8 e 10 de novembro deste ano.
O evento tem como tema “A convergência das redações na era da internet”, terá como conferencistas o professor da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e ex-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo – SBPjor, Dr. Elias Machado e da professora da USP e mestra em comunicação, Daniela Bertocchi.
Do Sindjor-MS
|