gototopgototop
 
 
 
Terça-Feira, 27 de Setembro de 2016
 
 

Nota Pública

A ATIVIDADE JORNALÍSTICA, O JORNALISTA E AS ELEIÇÕES


A aproximação das eleições municipais na cidade de Manaus, começa a provocar algumas alterações ao ambiente da campanha eleitoral, até então, calmo e sem chamar muito a atenção dos eleitores. Há duas semanas do pleito, emerge no atual cenário, a velha e nefasta prática de pessoas e grupos políticos em tentar agredir a imagem e a privacidade de candidatos com notas, declarações apócrifas, manifestações negativas nas redes sociais, numa ação com sinais de orquestração na busca de melhorar o pífio desempenho de alguns candidatos e partidos nesta reta final da campanha eleitoral.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas - SJP/AM, em consequência da conjuntura política no município condena essas velhas práticas políticas que buscam subordinar os interesses maiores do jornalismo ao sucesso das campanhas e a eleição de candidatos e partidos, reforçando a ideia que os fins justificam a adoção de quaisquer meios para obtenção da vitória.

O exercício da profissão de jornalista se constitui em atividade de natureza social voltada ao interesse público.Nossa contribuição às eleições passa pelo compromisso fundamental do jornalista: com a verdade no relato dos fatos, razão pela qual ele deve pautar seu trabalho pela precisa apuração e pela sua correta divulgação (Art.3º - Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros).

Devemos também contribuir com o processo eleitoral, esclarecendo dúvidas aos eleitores, denunciando o uso do caixa dois nas campanhas e a tentativa de impedir o livre exercício profissional, com intimidação ou qualquer tipo de violência contra o jornalista. Candidato algum tem o direito de ameaçar jornalista por se sentir prejudicado em uma publicação. Há meios legais para solução desse tipo de conflito e reparação de possíveis danos à sua imagem pública por meio da Justiça Eleitoral. De igual importância com base a responsabilidade profissional do jornalista, ele não pode divulgar informações, visando o interesse pessoal ou buscando vantagem econômica (Art.11º - Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros).

A cada dois anos são realizadas eleições no país. Composições de chapas partidárias para vencer as eleições são criadas para atender interesses de candidatos e grupos políticos, como parte do jogo democrático e respaldadas por legislação pertinente. Cabe ao jornalista ameaçado registrar o fato em Boletim de Ocorrência no Distrito Policial mais próximo, denunciar a ameaça à sua entidade representativa, que deverá assegurar assistência jurídica para sua orientação a fim de buscar a reparação do crime junto à Justiça.

Ao final, reafirmamos que, jornalismo de qualidade e interesse público, se faz com o uso da ética profissional. E, por sua natureza social, o exercício da profissão de jornalista deve estar subordinado ao Código Ético da categoria no país.

Manaus, 17 de setembro de 2016.

Diretoria
SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS NO ESTADO DO AMAZONAS - SJP/AM

CCT 2016

Jornalistas realizam nova rodada de negociação para Convenção Coletiva de Trabalho - CCT 2016

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas - SJP/AM definiu em comum acordo com o Sindicato Patronal (Sineja) a data para nova reunião para celebrar o acordo à Convenção Coletiva de Trabalho - CCT 2016: dia 14 de setembro.

"É importante lembrar que todo o esforço está sendo feito pela direção da entidade para que possamos fechar a CCT 2016. O que não podemos é abrir mão de conquistas históricas, mesmo no marco da crise política e econômica do país", declarou o jornalista Wilson Reis, presidente do SJP/AM.

Após rediscussão da situação das cláusulas salariais, a direção do sindicato definiu que levará nova proposta para apreciação da representação patronal. Além disso, irá propor a discussão sobre o quadro das demissões no jornal Diário do Amazonas, empresa da Rede Diário de Comunicação.

A nova reunião ocorrerá na quarta, 14/09, às 10h, na sede do Sineja, em Adrianópolis.

Assessoria de Imprensa

SJPAM

COMUNICADO - SJPAM

COMUNICADO

A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas - SJP/AM, COMUNICA ao público em geral, e em especial os sindicalizados, que a partir de 1º de Setembro (Quinta) a entidade terá seu funcionamento alterado no atendimento ao público.

Com as férias da secretária Joelma Lima no mês de setembro, a entidade funcionará no turno da manhã e o atendimento será realizado de 8h às 12h. O retorno ao atendimento nos dois turnos do dia dar-se-á a partir de 3 de outubro (segunda-feira).

Manaus, 31 de agosto de 2016.

Diretoria
SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS NO ESTADO DO AMAZONAS - SJP/AM

Carteira Profissional

Campanha de Valorização do Jornalista

Adquira a nova Carteira Nacional de Jornalista

Nova Carteira Nacional de JornalistaObtenha o novo documento que vem no formato de cartão

A nova Carteira Nacional de Identidade dos Jornalistas brasileiros agora tem novo formato e para adquirí-la a Fenaj implantou um sistema digital que preza pela qualidade do documento a partir de critérios rígidos. A nova CNJ também é a prova de fraude e tem maior durabilidade.

Leia com atenção as novas regras:

O prazo para confecção da nova carteira é de 30 dias úteis. É impossível emitir o documento antes desse prazo, não existe possibilidade de confeccionar a carteira emergencialmente, a carteira será feita em São Paulo. Por esse motivo, todos os jornalistas deverão antecipar a solicitação, indo pessoalmente no Sindicato dos Jornalistas do Amazonas.

Para obtenção da nova identificação, o jornalista precisa:

Para Jornalista sindicalizado:

2 Cópias do Diploma - Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo(frente e verso)
2 foto 3X4, com fundo branco.
Atualizar os dados no cadastro do SJPAM, pagar se houver mensalidades atrasadas.
Recolher a taxa de R$ 85,00 por meio de boleto bancário fornecido pelo SJPAM.

Para Jornalista não sindicalizado:

Cópia do Diploma - Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo(frente e verso)
2 foto 3X4, com fundo branco.
Cópias: Carteira de trabalho com a anotação do registro profissional com as funções: Jornalista diplomado (habilitação em jornalismo) e nas demais funções (repórter fotográfico, repórter cinematográfico, diagramadores e ilustradores) nível médio
RG e CPF.
Recolher a taxa de R$ 340,00 por meio de boleto bancário fornecido pelo sindicato.

OBS: Fique atento ao prazo de validade da sua carteira. Para a renovação serão cobradas as mesmas taxas e exigida a mesma documentação.

Para a confecção da Carteira Internacional de Jornalistas – da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) – não serão alterados os procedimentos de emissão, mas o valor para
Jornalista sindicalizado e em dia é 50,00 Euros.

Da Redação Jornalistas AM

 
Comentários (34)
"um nação, onde o povo espera na fila, morrem por falta de atendimento...
34 Dom, 17 de Julho de 2016 16:40
Boa tarde!
esse pais se ainda podemos chama-lo.
è uma vergonha, para nós formadores de opinião, ficarmos discutindo esse assunto, tém coisa mais importante não é!!!
obtenção da nova carteirinha de jornalismo
33 Seg, 20 de Junho de 2016 08:59
oi,meu nome é josé roberto de souza junior,passei no curso 55 horas de jornalismo da abed,como faço para obter essa nova carteinha?????///
carteira
32 Dom, 19 de Junho de 2016 15:06
olá sou jornalista jailson rozendo e estou querendo fazer uma nova carteira pois perdi a minha o que eu faço?
sindicalizar num sindicato de jornalista
31 Seg, 30 de Maio de 2016 18:54
ola sou jornalista mtb 73.473/sp gostaria de participar como socio do sindicato dos jornalistas
sindicalizar num sindicato de jornalista
30 Seg, 30 de Maio de 2016 18:53
ola sou jornalista mtb 73.473/sp gostaria de participar como socio do sindicato dos jornalistas
Locutor jornalista fotografo
29 Sex, 08 de Abril de 2016 18:16
Quero ser socio da fenaj
Locutor jornalista fotografo
28 Sex, 08 de Abril de 2016 18:14
Quero ser socio da fenaj
meu registro
27 Sex, 12 de Fevereiro de 2016 10:59
preciso saber se ainda posso ter o registro para trabalhar como free-lancer.
IDENTIDADE DE JORNALISTA
26 Qui, 12 de Novembro de 2015 09:19
OLÁ, BOM DIA, GOSTARIA DE UMA INFORMAÇÃO, A PESSOA QUE É REGISTRADO COMO RADIALISTA NO MTE E JÁ EXERCEU ALGUMA FUNÇÃO TÉCNICA DENTRO DA TELEVISÃO TAMBEM É CONSIDERADO JORNALISTA PELA LEI DE IMPRENSA SOU MUITO GRATO PELA ATENÇÃO...
ADMINISTRATORS_REPLY_HEADING
È PECADO O DESENVOLVIMENTO DO RECÔNCAVO BAIANO?
Ter, 06 de Abril de 2010 12:55
"Veja" não enxerga a grande chance que é oferecida ao povo brasileiro de se desenvolver através da educação. A UFRB é um grande projeto educativo de integração e desenvolvimento regional. "Veja", veja o futuro se tornando realidade,e não as maselas políticas e sociais da atualidade.
carteira sem diploma
25 Qua, 11 de Novembro de 2015 12:33
Colegas, sou de Itu/SP, trabalho na área desde o primeiro ano de faculdade, Comunicação Social com ênfase em jornalismo, na qual me formei em 2006. Por diversos motivos não peguei me diploma, acabei ficando tetraplégico - o que dificulta meu acesso e a faculdade não existe mais, fazendo parte agora da Uniesp. Com faço para obter meu registro sem o diploma?
carteira sem diploma
24 Qua, 11 de Novembro de 2015 12:31
Colegas, sou de Itu/SP, trabalho na área desde o primeiro ano de faculdade, Comunicação Social com ênfase em jornalismo, na qual me formei em 2006. Por diversos motivos não peguei me diploma, acabei ficando tetraplégico - o que dificulta meu acesso e a faculdade não existe mais, fazendo parte agora da Uniesp. Com faço para obter meu registro sem o diploma?
como faço para obter o registro de reporter cinematografico
23 Sex, 09 de Outubro de 2015 13:45
trabalho como cinegrafista mais nao sou sindicalizado...como faço p eu tirar o registro de reporter cinematografico e me sindicalizar !!!
obter carteira de jornalita
22 Qui, 21 de Maio de 2015 17:52
sou jornalista registrado no mtb.porem nao sou formado em comunicaçao social,sera que eu posso obter a carteira de jornalista
ADMINISTRATORS_REPLY_HEADING
carteira
Qui, 08 de Outubro de 2015 02:28
ola gostaria de adquirir a carteira de jornalista, mas não tenho diploma
MTB Jornalista
21 Sáb, 09 de Maio de 2015 18:46
Sou desenvolvedor e administrador de sites um deles escrevo sobre a cidade e outro alguns contos e crônicas a mais de 2 anos, gostaria de saber como posso obter o MTB de jornalista.
Quero tirar a Carteirinha
20 Qui, 16 de Abril de 2015 10:51
Olá, sou Jornalista de São Paulo, tenho a MTB mais não tenho diploma e gostaria de tirar a carteirinha ... aguardo resposta ...
credencial internacional fij
19 Qui, 09 de Abril de 2015 00:59
boa noite sou jornalista por direto adiquirido
ja sou afiliado da fenaj a 3 anos
nao sou sid mais preciso da carteira internacional de jornalista pois viajo para fora no mes que vem
preciso de ajuda de voces pode me ajudar ok
sou de sp tony
DRT OU OUTRO TIPO DE CARTEIRA
18 Dom, 01 de Março de 2015 08:33
Olá amigos, sou de Manicoré-Am, ha mais de 27 anos atuo na área de comunicação de Manicoré, trabalhei como locutor mais de 13 anos na Rádio local e Rádio Vale do Rio Madeira de Humaitá-Am, depois cinegrafista até o momento na Prefeitura, faço textos para vários jornais, alimentava o Portal de Notícias da Câmara de vereadores de Manicoré até o ano de 2014,faço edições de vídeo reportagem, edições de vídeos, dentre outros, gostaria de poder tirar minha carteira de repórter ou cinegrafista, como faço? me mandem a resposta. Não possuo curso superior, apenas tenho o ensino médio e muita experiência...
Protesto
17 Qui, 13 de Novembro de 2014 12:45
Todos que fazem jornalismo são jornalistas mesmo não sendo formados na área com curso superior, existem radialistas profissionais e repórteres espalhados em todo Brasil com grande talento para o jornalismo, experiencia adquirida com convivio e bastante tempo atuando na imprensa brasileira, acho preconceito dizer "jornalista de verdade tem carteira" o STF decidiu e é lei não obrigatoriedade de apresentação do diploma de jornalismo e comunicação social - " Para se fazer uma boa comida não precisa de diploma basta tão somente saber cozinhar bem"
numero do mtb
16 Sáb, 04 de Outubro de 2014 16:03
Sou jornalista pelo sindicato dos jornalistas da baixada santista, o meu mtb estava na carteira profissional, porém no dia 17 de setembro no Aeroporto Internacional de Brasilia, minha pasta de documentos simplesmente sumiu. Até a data presente não encontraram e nem devolveram. Pergunta: Tem algum meio que eu possa descobrir o meu MTB?

Grata.

Aguardo uma resposta
carteira de imprensa
15 Qua, 01 de Outubro de 2014 21:32
Qdo se tem o DRT de Radialista e Apresentador de TV com curso técnico e ensino médio, pode requerer na associação de imprensa rádio e tv mesmo?
E o custo? tem tx mensal?
ADMINISTRATORS_REPLY_HEADING
Vídeo Documentário
Sáb, 27 de Março de 2010 20:22
Olá, Gostaria de agradeçer pela postagem da nota. Tentei enviar um e-mail para vocês, mas ao que pareçe vocês não o receberam já que consta a fonte como sendo do site SJPDF. De qualquer forma agradeço pela postagem e pela causa.

Hebert Araújo
quero tirar a carteira de jornalista
14 Qua, 14 de Maio de 2014 13:45
Sou diretor de Marketing de uma agencia que tem um jornal e uma revista estou tendo que fazer matérias pra ambas e sem carteira de jornalista fica impossível,mas não sou formado.
ADMINISTRATORS_REPLY_HEADING
FENAJ vc não consegue mas me escreve que posso te ajudar
Ter, 09 de Dezembro de 2014 21:17
FENAJ vc não consegue mas me escreve que posso te ajudar
quero tira a carteira de fotografo
13 Ter, 11 de Março de 2014 16:06
trabalho na prefeitura de guarai - to sou cinegrafista e fotografo como faço a minha carteira
QUERO TIRAR A CARTEIRINHA DE JORNALISTA
12 Sáb, 15 de Fevereiro de 2014 11:59
MARCOS 16 30191076 16 991 26 02 03
carteira de jornalista
11 Sex, 17 de Janeiro de 2014 20:58
como faço para adquirir a minha carteirinha.
www.sk8.com.br
10 Seg, 13 de Janeiro de 2014 06:54
Por 10 anos trabalhei como fotografo, redator e videmaker. Não tendo curso superior na área, pretendo fazer. Tenho curso profissionalizante na área de fotografia, desejo ter apenas MTB de Fotografo, sabe como devo proceder?
FORMAÇÃO DE JORNALISMO
9 Ter, 30 de Agosto de 2011 19:52
BOA NOITE SOU FORMADA EM COMUNICAÇÃO SOCIAL EM HABILITAÇÃO EM JORNALISMO, MAIS AINDA NÃO TRABALHO NA ÁREA POSSO TIRAR A CARTEIRA DE JORNALISTA E COMO FAÇO E O QUE É PRECISO E QUANTO PAGO
DESDE JÁ GRATA
E AGUARDO RESPOSTAS
Re:
8 Qua, 27 de Julho de 2011 22:43
If you are in uncomfortable position and have got no money to go out from that, you would have to take the business loans. Because that will aid you emphatically. I get auto loan every year and feel myself great just because of it.
ADMINISTRATORS_REPLY_HEADING
Video-release
Qui, 25 de Fevereiro de 2010 11:27
Ótima nota!
Tendências e novidades na produção profissional em comunicação são sempre bem-vindas.
carteira de jornalista
7 Ter, 12 de Julho de 2011 22:12
Olá! Sou formada em Comunicação Social com habilitação em jornalismo pela UNIR, porém não tenho vínculo com nenhum meio de comunicação local. Gostaria de saber se posso ter a Carteira de Jornalista. Obrigada! Lucineide.
Carteirinha
6 Qui, 14 de Abril de 2011 19:45
E verdade que existe a possibilidade de retirar a carteira sem obter o ensino superior.
retirar a carteira de profissional da comunicação
5 Qui, 24 de Fevereiro de 2011 21:50
Olá amigos, sou de Barreirinha, sempre trabalhei na área de comunicação, tenhos alguns certificados de curso ´tecnico na área. a poucos meses criamos um jornal impresso local, muito lido na cidade. Eu posso tirar a carteira de profissional da comunicação, mesmo não tendo curso superior na área?
Nova Carteira de jornalista
4 Qui, 06 de Janeiro de 2011 14:12
Boa tarde presidente, gostaria de saber por quanto esta saindo a nova carteirinha de jornalista, e que estou atualmente desempregado,teria condições de retirar a outra carteira, sou sindicalizado neste sindicato.agradeço a sua atenção que Deus te abençoe.
obtenção carteira de jornalista
3 Dom, 12 de Dezembro de 2010 17:33
Sou do Estado vizinho de Rondônia, gostaria de saber se vcs aceitam inscrição de pessoas provenientes de outros Estados para expedição de carteira de Jornalista, pois por aqui a Justiça mandou bloquear tudo, obrigado.
Carteirinha
2 Qui, 11 de Novembro de 2010 21:59
Tenho apenas o diploma tecnico de comunicaçao com habilitaçao em locuçao/apresentaçao,posso tirar?
carteirinha...
1 Ter, 12 de Outubro de 2010 10:07
Se sou fotógrafo e ilustrador, como faça para adquirir a identidade pela primeira vez, já que nunca tive. abraços.

Adicionar comentário

Seu apelido/nome:
seu email:
Assunto:
Comentário: