gototopgototop
 
 
 
Sábado, 20 de Dezembro de 2014
 
 
Adquira a nova Carteira Nacional de Jornalista
Obtenha o novo documento que vem no formato de cartão

Campanha nova carteira da Fenaj

Veja o Código de Ética dos jornalistas brasileiros

Destaques

Placar da PEC do Diploma no Senado

Clique e veja o placar da PEC do Diploma no Senado

Adquira a nova Carteira Nacional de Jornalista

Nova Carteira Nacional de JornalistaObtenha o novo documento que vem no formato de cartão

A nova Carteira Nacional de Identidade dos Jornalistas brasileiros agora tem novo formato e para adquirí-la a Fenaj implantou um sistema digital que preza pela qualidade do documento a partir de critérios rígidos. A nova CNJ também é a prova de fraude e tem maior durabilidade.

Leia com atenção as novas regras:

O prazo para confecção da nova carteira é de 30 dias úteis. É impossível emitir o documento antes desse prazo, não existe possibilidade de confeccionar a carteira emergencialmente, a carteira será feita em São Paulo. Por esse motivo, todos os jornalistas deverão antecipar a solicitação, indo pessoalmente no Sindicato dos Jornalistas do Amazonas.

Para obtenção da nova identificação, o jornalista precisa:

Para Jornalista sindicalizado:

2 Cópias do Diploma - Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo(frente e verso)
2 foto 3X4, com fundo branco.
Atualizar os dados no cadastro do SJPAM, pagar se houver mensalidades atrasadas.
Recolher a taxa de R$ 85,00 por meio de boleto bancário fornecido pelo SJPAM.

Para Jornalista não sindicalizado:

Cópia do Diploma - Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo(frente e verso)
2 foto 3X4, com fundo branco.
Cópias: Carteira de trabalho com a anotação do registro profissional com as funções: Jornalista diplomado (habilitação em jornalismo) e nas demais funções (repórter fotográfico, repórter cinematográfico, diagramadores e ilustradores) nível médio
RG e CPF.
Recolher a taxa de R$ 340,00 por meio de boleto bancário fornecido pelo sindicato.

OBS: Fique atento ao prazo de validade da sua carteira. Para a renovação serão cobradas as mesmas taxas e exigida a mesma documentação.

Para a confecção da Carteira Internacional de Jornalistas – da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) – não serão alterados os procedimentos de emissão, mas o valor para
Jornalista sindicalizado e em dia é 50,00 Euros.

Da Redação Jornalistas AM

 
Comentários (17)
Protesto
17 Qui, 13 de Novembro de 2014 12:45
Todos que fazem jornalismo são jornalistas mesmo não sendo formados na área com curso superior, existem radialistas profissionais e repórteres espalhados em todo Brasil com grande talento para o jornalismo, experiencia adquirida com convivio e bastante tempo atuando na imprensa brasileira, acho preconceito dizer "jornalista de verdade tem carteira" o STF decidiu e é lei não obrigatoriedade de apresentação do diploma de jornalismo e comunicação social - " Para se fazer uma boa comida não precisa de diploma basta tão somente saber cozinhar bem"
numero do mtb
16 Sáb, 04 de Outubro de 2014 16:03
Sou jornalista pelo sindicato dos jornalistas da baixada santista, o meu mtb estava na carteira profissional, porém no dia 17 de setembro no Aeroporto Internacional de Brasilia, minha pasta de documentos simplesmente sumiu. Até a data presente não encontraram e nem devolveram. Pergunta: Tem algum meio que eu possa descobrir o meu MTB?

Grata.

Aguardo uma resposta
carteira de imprensa
15 Qua, 01 de Outubro de 2014 21:32
Qdo se tem o DRT de Radialista e Apresentador de TV com curso técnico e ensino médio, pode requerer na associação de imprensa rádio e tv mesmo?
E o custo? tem tx mensal?
ADMINISTRATORS_REPLY_HEADING
Vídeo Documentário
Sáb, 27 de Março de 2010 20:22
Olá, Gostaria de agradeçer pela postagem da nota. Tentei enviar um e-mail para vocês, mas ao que pareçe vocês não o receberam já que consta a fonte como sendo do site SJPDF. De qualquer forma agradeço pela postagem e pela causa.

Hebert Araújo
quero tirar a carteira de jornalista
14 Qua, 14 de Maio de 2014 13:45
Sou diretor de Marketing de uma agencia que tem um jornal e uma revista estou tendo que fazer matérias pra ambas e sem carteira de jornalista fica impossível,mas não sou formado.
ADMINISTRATORS_REPLY_HEADING
FENAJ vc não consegue mas me escreve que posso te ajudar
Ter, 09 de Dezembro de 2014 21:17
FENAJ vc não consegue mas me escreve que posso te ajudar
quero tira a carteira de fotografo
13 Ter, 11 de Março de 2014 16:06
trabalho na prefeitura de guarai - to sou cinegrafista e fotografo como faço a minha carteira
QUERO TIRAR A CARTEIRINHA DE JORNALISTA
12 Sáb, 15 de Fevereiro de 2014 11:59
MARCOS 16 30191076 16 991 26 02 03
carteira de jornalista
11 Sex, 17 de Janeiro de 2014 20:58
como faço para adquirir a minha carteirinha.
www.sk8.com.br
10 Seg, 13 de Janeiro de 2014 06:54
Por 10 anos trabalhei como fotografo, redator e videmaker. Não tendo curso superior na área, pretendo fazer. Tenho curso profissionalizante na área de fotografia, desejo ter apenas MTB de Fotografo, sabe como devo proceder?
FORMAÇÃO DE JORNALISMO
9 Ter, 30 de Agosto de 2011 19:52
BOA NOITE SOU FORMADA EM COMUNICAÇÃO SOCIAL EM HABILITAÇÃO EM JORNALISMO, MAIS AINDA NÃO TRABALHO NA ÁREA POSSO TIRAR A CARTEIRA DE JORNALISTA E COMO FAÇO E O QUE É PRECISO E QUANTO PAGO
DESDE JÁ GRATA
E AGUARDO RESPOSTAS
Re:
8 Qua, 27 de Julho de 2011 22:43
If you are in uncomfortable position and have got no money to go out from that, you would have to take the business loans. Because that will aid you emphatically. I get auto loan every year and feel myself great just because of it.
ADMINISTRATORS_REPLY_HEADING
Video-release
Qui, 25 de Fevereiro de 2010 11:27
Ótima nota!
Tendências e novidades na produção profissional em comunicação são sempre bem-vindas.
carteira de jornalista
7 Ter, 12 de Julho de 2011 22:12
Olá! Sou formada em Comunicação Social com habilitação em jornalismo pela UNIR, porém não tenho vínculo com nenhum meio de comunicação local. Gostaria de saber se posso ter a Carteira de Jornalista. Obrigada! Lucineide.
Carteirinha
6 Qui, 14 de Abril de 2011 19:45
E verdade que existe a possibilidade de retirar a carteira sem obter o ensino superior.
retirar a carteira de profissional da comunicação
5 Qui, 24 de Fevereiro de 2011 21:50
Olá amigos, sou de Barreirinha, sempre trabalhei na área de comunicação, tenhos alguns certificados de curso ´tecnico na área. a poucos meses criamos um jornal impresso local, muito lido na cidade. Eu posso tirar a carteira de profissional da comunicação, mesmo não tendo curso superior na área?
Nova Carteira de jornalista
4 Qui, 06 de Janeiro de 2011 14:12
Boa tarde presidente, gostaria de saber por quanto esta saindo a nova carteirinha de jornalista, e que estou atualmente desempregado,teria condições de retirar a outra carteira, sou sindicalizado neste sindicato.agradeço a sua atenção que Deus te abençoe.
obtenção carteira de jornalista
3 Dom, 12 de Dezembro de 2010 17:33
Sou do Estado vizinho de Rondônia, gostaria de saber se vcs aceitam inscrição de pessoas provenientes de outros Estados para expedição de carteira de Jornalista, pois por aqui a Justiça mandou bloquear tudo, obrigado.
Carteirinha
2 Qui, 11 de Novembro de 2010 21:59
Tenho apenas o diploma tecnico de comunicaçao com habilitaçao em locuçao/apresentaçao,posso tirar?
carteirinha...
1 Ter, 12 de Outubro de 2010 10:07
Se sou fotógrafo e ilustrador, como faça para adquirir a identidade pela primeira vez, já que nunca tive. abraços.