gototopgototop
 
 
 
Sexta-Feira, 29 de Maio de 2015
 
 

Destaques

Placar da PEC do Diploma no Senado

Clique e veja o placar da PEC do Diploma no Senado

Nota de Repúdio

NOTA DE REPÚDIO

EQUIPE DE TV IMPEDIDA DE TRABALHAR

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas - SJP/AM, vem a público manifestar o seu repúdio à agressão sofrida pela equipe de reportagem da TV A Crítica/Record, na noite desta terça-feira, 12 de maio, por supostos Policiais Militares, quando a equipe tentou cobrir uma reunião entre eles a favor de um Cabo da PM, na Comunidade Jesus Me Deu, na Zona Norte de Manaus. O local é o mesmo onde há uma semana 3 PMS foram flagrados por câmeras de segurança agredindo dois jovens e uma adolescente menor de idade. Além de sofrerem ameaças, os repórteres da emissora de TV foram impedidos pelo grupo de executar o trabalho.
A entidade representativa dos jornalistas no Amazonas alerta que, com base ao Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, a obstrução direta ou indireta à livre divulgação da informação, a aplicação de censura e a indução à autocensura são delitos contra a sociedade.
Dessa forma, o Sindicato dos Jornalistas condena a postura desses supostos agentes públicos, pede providências às autoridades de Segurança do Estado sobre o caso e solidariza-se com a Repórter Debora Holanda e o Repórter Cinematográfico, Roberto Araújo, da TV A Crítica/Record, que foram impedidos brutalmente de exercer a atividade profissional.

Manaus, 13 de maio de 2015


DIRETORIA
SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS NO ESTADO DO AMAZONAS - SJPAM

Nota de Repúdio

INVASÃO À RÁDIO COMUNITÁRIA "VOZ DAS COMUNIDADES"

A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas - (SJP/AM) manifesta publicamente seu repúdio à invasão realizada pela Polícia Militar do Amazonas (Ronda Ostensiva Candido Mariano (Rocam) e Centro de Operações Especiais (COE), na última quinta-feira, 26, à sede da Rádio Comunitária A Voz das Comunidades (87,9 Fm), situada na rua 36, bairro Amazonino Mendes, Zona Leste. A ação, até o presente momento, não explicada pela Secretaria de Segurança do Amazonas, é expressão real do abuso de poder que diariamente as forças policiais usam contra a população amazonense. Procedimento herdado dos treinamentos militares do período ditatorial brasileiro, as polícias repetem-se no cometimento do abuso de poder aos cidadãos e, e neste caso, ferem ainda os mais básicos direitos humanos e a livre manifestação do pensamento e do exercício da imprensa.
O SJPAM, em nome dos jornalistas e comunicadores e a direção da emissora, uma das primeiras rádios comunitárias instaladas em solo manauara,  exigem da Corregedoria de Segurança uma explicação pública. O fato dos policiais terem alegado engano no ato da invasão, não diminui e nem retira a prática do crime de abuso de poder impetrado por aqueles que, em tese, deveriam garantir segurança à população. Por outro lado, o fato comprova também, o despreparo dos PMs em cumprimento ao chamado da ocorrência de um suposto caso de cárcere privado.
Ao final, a entidade representativa dos jornalistas amazonenses, solidariza-se com todos os profissionais e estudantes de rádio e jornalismo pelo constrangimento a que foram submetidos e reafirma sua posição em defesa do livre exercício da imprensa e manifestação do pensamento, um dos pilares das sociedades democráticas.
Manaus, 31 de março de 2015.

DIRETORIA
SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS NO ESTADO DO AMAZONAS - SJPAM

Adquira a nova Carteira Nacional de Jornalista

Nova Carteira Nacional de JornalistaObtenha o novo documento que vem no formato de cartão

A nova Carteira Nacional de Identidade dos Jornalistas brasileiros agora tem novo formato e para adquirí-la a Fenaj implantou um sistema digital que preza pela qualidade do documento a partir de critérios rígidos. A nova CNJ também é a prova de fraude e tem maior durabilidade.

Leia com atenção as novas regras:

O prazo para confecção da nova carteira é de 30 dias úteis. É impossível emitir o documento antes desse prazo, não existe possibilidade de confeccionar a carteira emergencialmente, a carteira será feita em São Paulo. Por esse motivo, todos os jornalistas deverão antecipar a solicitação, indo pessoalmente no Sindicato dos Jornalistas do Amazonas.

Para obtenção da nova identificação, o jornalista precisa:

Para Jornalista sindicalizado:

2 Cópias do Diploma - Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo(frente e verso)
2 foto 3X4, com fundo branco.
Atualizar os dados no cadastro do SJPAM, pagar se houver mensalidades atrasadas.
Recolher a taxa de R$ 85,00 por meio de boleto bancário fornecido pelo SJPAM.

Para Jornalista não sindicalizado:

Cópia do Diploma - Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo(frente e verso)
2 foto 3X4, com fundo branco.
Cópias: Carteira de trabalho com a anotação do registro profissional com as funções: Jornalista diplomado (habilitação em jornalismo) e nas demais funções (repórter fotográfico, repórter cinematográfico, diagramadores e ilustradores) nível médio
RG e CPF.
Recolher a taxa de R$ 340,00 por meio de boleto bancário fornecido pelo sindicato.

OBS: Fique atento ao prazo de validade da sua carteira. Para a renovação serão cobradas as mesmas taxas e exigida a mesma documentação.

Para a confecção da Carteira Internacional de Jornalistas – da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) – não serão alterados os procedimentos de emissão, mas o valor para
Jornalista sindicalizado e em dia é 50,00 Euros.

Da Redação Jornalistas AM

 
Comentários (22)
obter carteira de jornalita
22 Qui, 21 de Maio de 2015 17:52
sou jornalista registrado no mtb.porem nao sou formado em comunicaçao social,sera que eu posso obter a carteira de jornalista
MTB Jornalista
21 Sáb, 09 de Maio de 2015 18:46
Sou desenvolvedor e administrador de sites um deles escrevo sobre a cidade e outro alguns contos e crônicas a mais de 2 anos, gostaria de saber como posso obter o MTB de jornalista.
Quero tirar a Carteirinha
20 Qui, 16 de Abril de 2015 10:51
Olá, sou Jornalista de São Paulo, tenho a MTB mais não tenho diploma e gostaria de tirar a carteirinha ... aguardo resposta ...
credencial internacional fij
19 Qui, 09 de Abril de 2015 00:59
boa noite sou jornalista por direto adiquirido
ja sou afiliado da fenaj a 3 anos
nao sou sid mais preciso da carteira internacional de jornalista pois viajo para fora no mes que vem
preciso de ajuda de voces pode me ajudar ok
sou de sp tony
DRT OU OUTRO TIPO DE CARTEIRA
18 Dom, 01 de Março de 2015 08:33
Olá amigos, sou de Manicoré-Am, ha mais de 27 anos atuo na área de comunicação de Manicoré, trabalhei como locutor mais de 13 anos na Rádio local e Rádio Vale do Rio Madeira de Humaitá-Am, depois cinegrafista até o momento na Prefeitura, faço textos para vários jornais, alimentava o Portal de Notícias da Câmara de vereadores de Manicoré até o ano de 2014,faço edições de vídeo reportagem, edições de vídeos, dentre outros, gostaria de poder tirar minha carteira de repórter ou cinegrafista, como faço? me mandem a resposta. Não possuo curso superior, apenas tenho o ensino médio e muita experiência...
Protesto
17 Qui, 13 de Novembro de 2014 12:45
Todos que fazem jornalismo são jornalistas mesmo não sendo formados na área com curso superior, existem radialistas profissionais e repórteres espalhados em todo Brasil com grande talento para o jornalismo, experiencia adquirida com convivio e bastante tempo atuando na imprensa brasileira, acho preconceito dizer "jornalista de verdade tem carteira" o STF decidiu e é lei não obrigatoriedade de apresentação do diploma de jornalismo e comunicação social - " Para se fazer uma boa comida não precisa de diploma basta tão somente saber cozinhar bem"
numero do mtb
16 Sáb, 04 de Outubro de 2014 16:03
Sou jornalista pelo sindicato dos jornalistas da baixada santista, o meu mtb estava na carteira profissional, porém no dia 17 de setembro no Aeroporto Internacional de Brasilia, minha pasta de documentos simplesmente sumiu. Até a data presente não encontraram e nem devolveram. Pergunta: Tem algum meio que eu possa descobrir o meu MTB?

Grata.

Aguardo uma resposta
carteira de imprensa
15 Qua, 01 de Outubro de 2014 21:32
Qdo se tem o DRT de Radialista e Apresentador de TV com curso técnico e ensino médio, pode requerer na associação de imprensa rádio e tv mesmo?
E o custo? tem tx mensal?
ADMINISTRATORS_REPLY_HEADING
Vídeo Documentário
Sáb, 27 de Março de 2010 20:22
Olá, Gostaria de agradeçer pela postagem da nota. Tentei enviar um e-mail para vocês, mas ao que pareçe vocês não o receberam já que consta a fonte como sendo do site SJPDF. De qualquer forma agradeço pela postagem e pela causa.

Hebert Araújo
quero tirar a carteira de jornalista
14 Qua, 14 de Maio de 2014 13:45
Sou diretor de Marketing de uma agencia que tem um jornal e uma revista estou tendo que fazer matérias pra ambas e sem carteira de jornalista fica impossível,mas não sou formado.
ADMINISTRATORS_REPLY_HEADING
FENAJ vc não consegue mas me escreve que posso te ajudar
Ter, 09 de Dezembro de 2014 21:17
FENAJ vc não consegue mas me escreve que posso te ajudar
quero tira a carteira de fotografo
13 Ter, 11 de Março de 2014 16:06
trabalho na prefeitura de guarai - to sou cinegrafista e fotografo como faço a minha carteira
QUERO TIRAR A CARTEIRINHA DE JORNALISTA
12 Sáb, 15 de Fevereiro de 2014 11:59
MARCOS 16 30191076 16 991 26 02 03
carteira de jornalista
11 Sex, 17 de Janeiro de 2014 20:58
como faço para adquirir a minha carteirinha.
www.sk8.com.br
10 Seg, 13 de Janeiro de 2014 06:54
Por 10 anos trabalhei como fotografo, redator e videmaker. Não tendo curso superior na área, pretendo fazer. Tenho curso profissionalizante na área de fotografia, desejo ter apenas MTB de Fotografo, sabe como devo proceder?
FORMAÇÃO DE JORNALISMO
9 Ter, 30 de Agosto de 2011 19:52
BOA NOITE SOU FORMADA EM COMUNICAÇÃO SOCIAL EM HABILITAÇÃO EM JORNALISMO, MAIS AINDA NÃO TRABALHO NA ÁREA POSSO TIRAR A CARTEIRA DE JORNALISTA E COMO FAÇO E O QUE É PRECISO E QUANTO PAGO
DESDE JÁ GRATA
E AGUARDO RESPOSTAS
Re:
8 Qua, 27 de Julho de 2011 22:43
If you are in uncomfortable position and have got no money to go out from that, you would have to take the business loans. Because that will aid you emphatically. I get auto loan every year and feel myself great just because of it.
ADMINISTRATORS_REPLY_HEADING
Video-release
Qui, 25 de Fevereiro de 2010 11:27
Ótima nota!
Tendências e novidades na produção profissional em comunicação são sempre bem-vindas.
carteira de jornalista
7 Ter, 12 de Julho de 2011 22:12
Olá! Sou formada em Comunicação Social com habilitação em jornalismo pela UNIR, porém não tenho vínculo com nenhum meio de comunicação local. Gostaria de saber se posso ter a Carteira de Jornalista. Obrigada! Lucineide.
Carteirinha
6 Qui, 14 de Abril de 2011 19:45
E verdade que existe a possibilidade de retirar a carteira sem obter o ensino superior.
retirar a carteira de profissional da comunicação
5 Qui, 24 de Fevereiro de 2011 21:50
Olá amigos, sou de Barreirinha, sempre trabalhei na área de comunicação, tenhos alguns certificados de curso ´tecnico na área. a poucos meses criamos um jornal impresso local, muito lido na cidade. Eu posso tirar a carteira de profissional da comunicação, mesmo não tendo curso superior na área?
Nova Carteira de jornalista
4 Qui, 06 de Janeiro de 2011 14:12
Boa tarde presidente, gostaria de saber por quanto esta saindo a nova carteirinha de jornalista, e que estou atualmente desempregado,teria condições de retirar a outra carteira, sou sindicalizado neste sindicato.agradeço a sua atenção que Deus te abençoe.
obtenção carteira de jornalista
3 Dom, 12 de Dezembro de 2010 17:33
Sou do Estado vizinho de Rondônia, gostaria de saber se vcs aceitam inscrição de pessoas provenientes de outros Estados para expedição de carteira de Jornalista, pois por aqui a Justiça mandou bloquear tudo, obrigado.
Carteirinha
2 Qui, 11 de Novembro de 2010 21:59
Tenho apenas o diploma tecnico de comunicaçao com habilitaçao em locuçao/apresentaçao,posso tirar?
carteirinha...
1 Ter, 12 de Outubro de 2010 10:07
Se sou fotógrafo e ilustrador, como faça para adquirir a identidade pela primeira vez, já que nunca tive. abraços.

Adicionar comentário

Seu apelido/nome:
seu email:
Assunto:
Comentário: