gototopgototop
 
 
 
Quarta-Feira, 23 de Agosto de 2017
 
 
Boletim Informativo
Assunto: Boletim Informativo
Data de Envio: 2010-11-11 10:30:34
Edição Nº: 10
Conteúdo:
head da newsletter do sjpam
.
1
Seminário em Manaus sobre Direitos Humanos para jornalistas

Evento, promovido pela Sejus e realizado pela Esap, tem apoio do Sindicato dos Jornalistas do AM.

Procurando aproximar o rádio, a televisão e o jornal da Escola de Administração Penitenciária do Amazonas (Esap), a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus) realiza, neste sábado, 13, das 9h às 12h, o I Módulo do Programa de Atualização em Direitos Humanos para os Jornalistas do Estado do Amazonas.

O tema do seminário, segundo a diretora da Escola, Sheryde Karoline Lima, será “Tráfico de Pessoas”. Ela diz que a programação desse Módulo irá envolver debates e a apresentação de dados referentes ao Direitos Humanos no Estado, integrando os jornalistas amazonenses aos problemas sociais na capital. ”Essa iniciativa procura atualizá-los a vários fatores que eles muitas vezes desconhecem, geralmente de ordem legal, social e geográfico”, afirma a diretora.

Por outro lado, a diretora do Departamento Estadual de Direitos Humanos (DEDH) da Sejus, Michelle Custódio afirma também que o evento irá aproximar a Sejus da imprensa no Amazonas, ajudando os profissionais a entender os Direitos Humanos. "No fim, quem ganha é a população", diz.

Para o presidente do Sindicato dos Jornalistas, César Wanderley, que ocupou a vaga da entidade no Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CEDDPH) até junho passado, a série de seminários que se inicia neste sábado é uma excelente oportunidade para que os jornalistas aprendam um pouco mais sobre direitos humanos, de forma que o olhar do profissional se torne mais sensivel e atento para a questão e ele, o profissional, passe a ser um instrumento do respeito aos Direitos Humanos. "Temos, em Manaus, vários programas de rádio e TV que desrespeitam flagrantemente os direitos da pessoa humana, mas não vimos a vigilância do jornalista voltada para a questão. A informação e a deúncia são armas fundamentais para a proteção dos direitos humanos, mas pra isso, é preciso conhecimento", diz.

O Programa de Atualização dos DH para Jornalistas terá ainda vários outros Módulos nos próximos meses, abordando temas como “Execução Penal”, “Direito do Consumidor” e outras vertentes de atuação da Secretaria. Entre os palestrantes estão confirmados Carlos Lélio Lauria, secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Michelle Custódio, Leandro Prazeres, repórter especial do jornal A Crítica, e Jorsinei Dourado do Nascimento, Procurador-Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 11ª Região.

O evento irá acontecer de 9h às 12h (meio-dia), no auditório da Esap (3º andar do edifício, localizado na Rua Gabriel Salgado, s/nº, Centro, onde ficava a antiga Assembleia Legislativa - AM).

Programação do evento no dia 13 de novembro de 2010 - sábado - está abaixo - Participe

9h – 9h15 – Abertura Oficial – Dr. Carlos Lélio Lauria Ferreira – Secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos

9h15 – 9h45 – Palestra: Panorama do Tráfico de Pessoas no Brasil (palestrante: Leandro Prazeres – Repórter Especial do Jornal A Crítica).

9h45 – 10h15: Palestra: Medidas de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (palestrante: Dr. Carlos Lélio Lauria Ferreira – Secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado do Amazonas).

10h15 – 10h35: Palestra: Rede Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (palestrante: Dra. Michele Custódio – Diretora do Departamento de Direitos Humanos da SEJUS).

10h35 – 10h50 – Intervalo

10h50 – 11h: Palestra: Perfil dos Atores / Aliciador e Vítima (palestrante: Polícia Federal).

11h10 – 11h30: Palestra: Legislação Aplicável (palestrante: Jorsinei Dourado do Nascimento, Procurador-Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 11ª Região).

11h30 – 12h: Palestra: Participação da Imprensa no Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (palestrante: Leandro Prazeres: Repórter Especial do Jornal A Crítica).

Coquetel de Encerramento

Os interessados em participar devem preencher a ficha de inscrição que se encontra abaixo e enviar para o e-mail da Assessoria de Imprensa da SEJUS em <imprensa@sejus.am.gov.br>. Mais informações pelo telefone (92) 3215 2751. A inscrição é gratuita e as vagas são limitadas.         

Ficha de Inscrição        

Curso/Palestra: I Módulo do Programa de Atualização em Direitos Humanos para Jornalistas

Nome completo do participante:

Veículo/Instituição/Empresa:        RG:

Cargo e ou Função:

Grau de Instrução:        Formação:

Endereço Residencial:    

Bairro:        CEP:

Telefones:                 E-MAIL:

 

Da redação do Jornalistas/AM



 

 

1
.

Powered by Joobi